sábado, 11 de maio de 2013

Dia das Mamis

Oi gatinhas, amanhã como todos sabem comemoramos o Dia das Mães..

Mas vocês sabem como surgiu essa data? Vem que eu te conto..
Na Grécia Antiga aparecem os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele,  mãe dos deuses.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional,  foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário. 
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.
Porém no Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.
No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.

Na ordem, vó Veroca, mãe e vó Lulu.
E eu não podia deixar de fazer uma homenagem pública para as minhas mães, não é?!
Mãe, vó Vera e vó Luiza, eu amo vocês, parabéns pelo seu dia! Obrigada por tudo o que fizeram e fazem por mim!

Já compram os presentes para suas mães? Se não compram, corram que ainda dá tempo, mas não se esqueçam que o melhor presente é o carinho.
Amanhã, já sabem né, deem muito carinho para elas, mas não só amanhã e sim sempre! Cuidem delas com muito amor, elas merecem!

Beijo, beijo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário